A PUMA
foi a marca brasileira a produzir o maior número de automóveis esportivos, os
modelos mais conhecidos são: Puma GT, Puma GTE (este é o modelo que foi
produzido em maior quantidade) e Puma GTB. Utilizou em seus automóveis
mecânicas Volkswagen (4 cilindros), General Motors (6 cilindros) e DKW (3
cilindros). Houve ainda caminhões de pequeno porte Puma.
Origem
O Puma
teve origem para as pistas. O projetista “Rino” Malzoni desenvolveu um
protótipo em metal, que, em 1964 foi vitorioso em 5 eventos, sua estréia foi em
Interlagos no Grande Prêmio das Américas. O nome Malzoni foi posteriormente
adotado para designar o esportivo.
O
conceito que estabeleceu e utilizou até 1994: projetar e fabricar carroceria em
Fibra de vidro, montar esta carroceria sobre plataforma de veículo de passeio,
com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e agregar um
acabamento compatível com um carro de proposta esportiva.
Este
conceito, além de manter o automóvel em produção durante trinta anos,
viabilizou a criação de um fabricante brasileiro de automóveis e caminhões.
Os Primeiros
Puma GT ficaram conhecidos como Puma DKW. Os Automóveis da marca Puma modelos
GT a partir de 1968 e GTE até 1976 são conhecidos como “Puma Tubarão”. O
principal "concorrente" do Puma na época era o Volkswagen SP2. Automóveis Puma
foram exportados de 1970 a 1985 e produzidos na África do Sul sob licença. Os
modelos da marca que utilizam mecânica 4 cilindros ficaram conhecidos como:
Puminhas.
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