terça-feira, 17 de novembro de 2015

Clássicos: Santana Executive



                                                      fonte: Internet


Parte do texto retirado do site Flatout.

       O Santana, lançado no Brasil em 1984, é na verdade a segunda geração do VW Passat, e representou a estreia da marca no segmento dos sedãs médios no Brasil. Sofreu uma extensa reforma em 1990 e uma reestilização em 1998, e permaneceu em linha até 2006. Em todo este tempo, porém, nenhuma versão se igualou ao Santana Executivo — ou EX, como indicado pelo emblema na traseira.
O Santana EX foi o segundo carro da Volkswagen do Brasil a adotar a injeção eletrônica — o primeiro foi o lendário Gol GTI — e selou com chave de ouro a primeira fase do Santana nacional. O motor era o AP 2.0 de 112 cv e 17,5 mkgf de torque, idêntico ao do GTI, o que fazia do EX um sedã com motor de hot hatch.
Sua proposta, porém, ia além: misturar esportividade e elegância. Isto fica claro nos para-choques envolventes, na grade diferente do resto das versões, nas rodas BBS raiadas de 14” e no aerofólio na traseira. O EX era oferecido em três cores — azul, preto e vinho — e, como aponta o Best Cars, custava 60% a mais do que o Santana GLS, o que fazia dele o carro mais caro oferecido no Brasil, abaixo apenas de alguns fora-de-série.
                                                       fonte: Internet

Foram produzidas 5.000 unidades da série especial — infelizmente, seu lançamento em 1990 coincidiu com a reabertura das importações, o que deu ao consumidor novas opções para o segmento de luxo (mesmo problema enfrentado pelo seu maior rival, o Chevrolet Monza, e sua série especial 500 E.F.). Ao mesmo tempo, a reforma do Santana garantia sua sobrevivência no segmento dos sedãs médios “comuns”. Por esta razão, encontrar um Santana EX bem cuidado por um preço razoável hoje em dia é uma tarefa complicada.

                                                      fonte: YouTube


Nenhum comentário:

Postar um comentário